Lenda
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Modificado: 24 de Outubro de 2013, 01:01:13 - Postado: 07 de Agosto de 2010, 21:16:27

Sem dúvidas, escrever tópicos e mensagens é uma das principais atividades e necessidades da maioria dos membros de um fórum, seja para a razão que for: pedir ajuda ou oferecê-la, disponibilizar conteúdo, apresentar opiniões, etc. Portanto, é necesário que todos saibam fazê-lo da melhor maneira possível! Bons posts e tópicos contribuem para um fórum mais eficiente e organizado.


Como CRIAR um novo tópico
  • Antes de criar um tópico, verifique se ele é mesmo necessário. Se for para postar uma dúvida (ou um pedido), use a Pesquisa do fórum para ver se isso já não foi resolvido antes. Se for um novo conteúdo, pesquise se ele já não foi postado por alguém. Isso evita que sejam criados tópicos muito semelhantes ou repetidos, que não ajudam em nada.

  • Leia atentamente as descrições das áreas do fórum, para encontrar qual a mais adequada para você postar o que tem em mente. Criar um tópico numa área inadequada é perda de tempo, só vai te prejudicar.

  • Dentro do quadro correto, primeiro verifique o que dizem os "Tópicos em Destaque", pois pode ser que algum deles contenha informações que você precise conhecer antes de criar o seu. Feito isso, clique em NOVO TÓPICO, que se encontra na parte superior direita do quadro (e também na inferior direita). A partir daí, você é direcionado para a tela de criação do seu tópico, na qual deverá escolher para ele um Assunto (o título do tópico), o Ícone da Mensagem (de acordo com o propósito do seu tópico) e também digitar a sua Mensagem.

  • Se você desejar criar um tópico com votação incluída, ao invés de clicar no link verde, escolha o que diz Nova votação. Você irá para a mesma tela de criação do tópico, mas agora poderá definir respostas possíveis e outras opções para a sua votação. Só crie votações se elas forem realmente necessárias! Não é preciso, por exemplo, criar uma votação para que os membros respondam se o seu tópico está bom ou ruim.

  • Para escrever o seu tópico, você conta com várias opções de formatação disponíveis (como negrito, itálico e sublinhado, entre outras) e também com carinhas animadas, que poderão ajudá-lo a se expressar melhor. Você também conta com algumas opções adicionais, através das quais poderá adicionar um arquivo anexo, por exemplo. Só coloque arquivos anexos se houver motivo para isso.

  • Após escrever o seu tópico, você só precisa clicar no botão Enviar para que ele seja publicado na área escolhida. O botão Pré-Visualizar serve para que você preveja como está o seu tópico antes de publicá-lo (isso ajuda se você precisar testar o visual da formatação).

  • Depois de publicado, você ainda poderá editar o seu tópico, se quiser, através do ícone Modificar, que aparece próximo ao título dele.


Como RESPONDER a um tópico
  • Sempre que você entra em um tópico e o lê, tem a opção de enviar uma resposta a ele (a menos que o tópico tenha sido trancado pela equipe). Para isso, basta clicar em RESPONDER, que fica acima (ou abaixo) do conteúdo do tópico, à direita. Você então é enviado a uma página basicamente igual à de criação de tópicos, em que poderá escrever e formatar o seu texto. (No entanto, agora você não precisa adicionar nada no Assunto e nem mudar o ícone da mensagem.)

  • Também há o recurso de enviar uma Reposta rápida ao tópico. Para isso, você encontrará um quadro na parte inferior do tópico (após todas as mensagens) através do qual pode digitar uma mensagem rapidamente, sem precisar acessar o painel completo de postagem. Lá os códigos de formatação também funcionam normalmente.

  • Você pode criar uma resposta baseada numa citação de uma resposta de outro membro. Para isso, é só usar o botão Citação, que localiza-se no canto superior-direito de cada uma das mensagens do tópico. Escolha a mensagem que quer citar e ela será adicionada automaticamente à sua resposta, entre as tags [quote] [/quote]. Lembre-se de que é desnecessário (e ruim) fazer citação da mensagem inicial do tópico. Use uma citação apenas se estiver se referindo diretamente a uma resposta de alguém em específico.

  • Após publicar a sua resposta, você ainda pode editá-la depois, através do botão Modificar.


Como criar TÓPICOS e MENSAGENS da melhor maneira possível
  • Clareza e objetividade são pontos fundamentais para qualquer mensagem. Uma comunicação só pode ser estabelecida quando uma pessoa consegue entender o que outra quer dizer. Facilite que o entendam! Escreva sem usar muitas gírias ou abreviações, e crie frases que façam sentido. Não é todo mundo que entende as gírias de internet, como: vc, kd, fds, OMG, lol, btw (e outras). Evite-as, e também evite cometer muitos erros de ortografia. Se você não é muito bom no português, pode usar ferramentas como o Word para conferir os seus textos. Alguns navegadores também oferecem corretores ortográficos que te ajudarão diretamente dentro do fórum. Confira os corretores ortográficos para: Google Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer.

  • títulos bons para os seus tópicos. Tenha em mente que os outros membros primeiro olham para os títulos, antes de entrarem nos tópicos. Se você escolher um título muito vago, como "Urgente!" ou "Ajuda!" ou ainda um título grande demais ou bagunçado, é provável que poucos se interessem por ver o que há lá dentro. Um bom título é aquele que resume o tema do seu tópico, e dá a entender rapidamente a quê o conteúdo se refere. Use também os ícones adequados para categorizá-los corretamente.

  • Tome cuidado para não transformar suas mensagens numa fonte de poluição visual! Veja o que é péssimo:
    • ESCREVER FRASES INTEIRAS EM LETRAS MAIÚSCULAS FAZ PARECER QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO!!!!!!!!!!!!!! AINDA MAIS SE VOCÊ EXAGERA NA PONTUAÇÃO, NÃO É MESMO?!?!?!?!?!
    • iNtERcAlaR lETraS miNÚscULaS e MAiúSCulAs tAMbÉM fICa hORRívEl!
    • Exagerar na formatação das suas frases torna a leitura muito mais cansativa, e poucos vão ter vontade de ler tudo até o final. Especialmente quando você usar funções que tornem o seu texto ilegível ou que façam até DOER a vista.
    • D-:< x-X ò-Ô? :-( o-O' Usar vários emoticons x-D no mesmo texto >::-D é desnecessário x-X e nem faz sentido. :yay: :pea: :meditando: :pensa: :-) ^-^ :-P -_-''' *-* 8-)
    • Frases rolantes nem sempre são uma boa ideia, principalmente se forem muito longas. Isso porque o leitor vai precisar perder um bom tempo para ver tudo o que está escrito (e também precisará esperar a frase recomeçar a aparecer, depois que a rolagem chega ao fim.)
    • Spoiler
      Há frases que não precisam ficar dentro de Spoilers.

      Spoiler
      Spoiler
      Spoiler
      Spoiler
      Sem falar disso, que é ridículo.
    Percebeu? Quando mais limpo e organizado você deixar o seu texto, melhor ficará para o leitor. Procure destacar apenas trechos importantes e, no geral, usar formatação apenas no que for necessário. O seu post não precisa de tantos enfeites.

  • Não use palavreado ofensivo nas suas mensagens. Se estiver num mau dia, é melhor que vá descansar e não poste nada.

  • Dependendo do conteúdo do seu tópico ou mensagem, pode ser interessante que você o organize dividindo-o em subtítulos e trechos separados. Tutoriais, por exemplo, ficam mais interessantes quando organizados desta maneira. Algumas seções do fórum, inclusive, possuem disponíveis modelos de postagem nos quais você poderá se basear.

  • Não poste mensagens inúteis (também chamadas de Flood). Só responda a um tópico quando a sua mensagem tiver algo a acrescentar e não esteja alheia ao assunto abordado por ele. Só crie tópicos que possam realmente contribuir para algum propósito. Se você está entediado e a fim de postar qualquer bobeira, é melhor não postar: saia do computador e vá fazer alguma coisa!

Note que muitas dessas recomendações fazem parte das nossas regras.
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