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Para Refletir: "Tente explicar à sua namorada o que é um tile, e você ficará a conhecer a dor do parto." - darkrabbit

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Screenshot da Semana #121


Título do Jogo: Awaken
Engine: RPG Maker MV
Estágio: Em Progresso
Autoria: SoraNoYosuga
Conheça: Clique aqui


Recomendações dos Usuários

  • Blood Seeker


    "Simplesmente o melhor rpg medieval feito em rpg maker que já joguei. Este jogo prova que uma história muito bem feita e envolvente tem muito mais importância do que apenas gráficos e scripts. Além de dar um tapa na cara de quem acha que com o RTP não se pode criar bons jogos. Resumindo em uma palavra: f*da!" - TheCreator
  • 21 Minutos


    "Jogo de curta duração de apontar e atirar com vista de cima. Desafiador, diferente e bem-feito, vale a conferida!" - FL
  • Inkey University


    "Você realmente se sente dentro do jogo! Tem fortes emoções e passa por situações um tanto... inusitadas! É totalmente fiel ao gênero e muito bem trabalhado! É uma Masterpiece no cenário maker." - Caio Varalta
  • Pokémon Island


    "É Um jogo interessante, vários comandos,novas aventuras, tudo que a nintendo nunca fez com seus jogos, esse jogo mostra como um programador pode programar tudo, e fazer um ótimo jogo que enche os seus olhos e o seu corpo de diversão." - Graph
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Comentários Recentes


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Devemos ignorar os itens?

May 22 2016 09:08 PM | Xandy1608 em Matérias

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O que você pensa quando eu digo itens? Poções, chaves, poções, espada de ferro, poções, escudos aleatórios e quem sabe... mais poções. Por qual motivo é tão difícil as pessoas variarem os itens? Falta de pesquisas e falta de criatividade pode ser boas desculpas, mas isso não deixa impossível alcançar uma mudança, e é exatamente sobre essa mudança de itens padrões que iremos falar aqui!



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MRM Recomenda #129

May 21 2016 07:59 PM | Akinos em MRM Recomenda

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A coluna MRM Recomenda traz semanalmente um resumo com alguns dos melhores tópicos postados pelos membros do nosso fórum . Confira abaixo as recomendações desta semana.



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A importância do Feedback

May 08 2016 02:01 PM | FL em Matérias

Jogos não são mensuráveis. Descobrir o quão bom o seu jogo está é uma árdua tarefa que nem sempre leva para a mesma conclusão. Uma das únicas formas é utilizar do julgamento alheiro. Logo, você passa sua obra para outra pessoa jogar e ela diz "Está legal!", eis uma frase que pode querer dizer várias coisas ou nada, dependendo de quem a usa. É vital ter autocrítica, mas, por ficar tempo demais desenvolvendo algo é natural ficar com um "olhar viciado", passando batido defeitos óbvios para os outros, especialmente quanto a aspectos mais subjetivos como o visual e o som. Por isso, opiniões externas são MUITO importantes para saber o que deu certo e o que não está dando, e assim buscar formas de resolver os problemas e melhorar ainda mais!



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Jogos Cult

Apr 21 2016 03:12 PM | FL em Matérias

O que é um jogo Cult? É um game que pouca gente gosta, mas quem joga, ADORA! Também conhecido como jogos bons obscuros, é aquele jogo que fica só no seu próprio reduto. Mesmo entre os gamers, poucos ouviram falar. São comumente populares pelas fanbases, ou "comunidades de fã" que os cultuam, daí o "Cult" no nome. E por que isso é importante para os Makers? Porque, até pouco tempo atrás, games de RPG eram um belo exemplo de obra Cult.



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Estatísticas no Maker

Apr 09 2016 03:24 PM | FL em Matérias

Como saber se o seu jogo está sendo bastante jogado e é um sucesso? Pelo número de downloads? Pelo número de comentários no tópico? Pelas visualizações? Todos esses aspectos podem estar mentindo para você! Dependendo do game, pode ter muita gente que baixa e desiste em poucos minutos, muita gente perguntando no tópico, porque é fácil ficar perdido no jogo, ou só muito visualizado porque foi confundido com outro jogo. O jeito certo de saber se o jogo está sendo bastante jogado é com estatísticas.



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Não abandone, recicle projetos!

Mar 20 2016 01:34 PM | FL em Matérias

No mundo maker, a grande maioria dos projetos nunca são completados. Os fatores são muitos: falta de tempo, vontade, backups, planejamento (esse último consiste em todos os outros). É realmente uma pena quando ocorre com projetos bons, que tem muita gente acompanhando como os vencedores do Projeto de Ouro, especialmente aqueles que já tem muito conteúdo jogável e meses ou até anos de trabalho vão para o lixo. Com um bom planejamento, isso é mais difícil de acontecer, mas não impossível. Se não se sente motivado para continuar com seu jogo e isso persistir por meses, talvez seja a hora de desistir. Mas será que não há formas de pelo menos aproveitar algo do jogo quando a desistência é inevitável? Eis algumas sugestões:



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Finalizar um jogo, é possível?

Mar 08 2016 09:29 PM | FL em Matérias

A grande maioria dos projetos de Makers divulgados nas comunidades, nunca são completados. Pelo menos, 95% são abandonados por motivos diversos. Alguns Makers vão além e dizem que menos de 1% realmente viram jogos. Outros acreditam que é quase impossível acabar um jogo grande. Verdade ou mito? Mito, lógico! Eis algumas dicas de planejamento para finalmente criar um jogo, mas lembre-se: Mais importantes nessa jornada que um bom planejamento é só vontade e persistência.



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Projeto CriAÇÃO #01: Noções Básicas

Feb 17 2016 08:17 PM | Gamp em Eu, Redator

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#01 - Noções Básicas

Muitas pessoas devem se perguntar... Por onde diabos eu começo um jogo? No que eu penso primeiro? Como eu posso fazê-la fluir? Bem... Duas coisas importantes foram aprendidas por mim no tempo em que eu projetei jogos. Eu ainda estou aprendendo, é claro, mas se tem algumas coisas importantes no processo de se criar uma boa história, essas coisas são só algumas noções básicas que um narrador deve ter antes de sentar e começar a criar sua trama.



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A busca por uma Quest

Feb 12 2016 11:14 PM | PhantomX em Matérias

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No final de 2015 eu joguei a Closed Beta de Tree of Savior, dito por muitos como o sucessor espiritual de Ragnarok Online. Posso dizer que quase tudo está impecável, a arte do jogo estava muito bem trabalhada, o combate é uma versão mais moderna do seu antecessor, mas uma coisa que odiei muito nesse jogo foram suas missões. Já aviso que esse texto não é uma review do jogo e sim uma análise sobre as quests ou missões que encontramos em diversos RPGs e similares, a ideia é promover uma discussão entre membros sobre o assunto.



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O Controle Total Sobre Seu RPG

Jan 31 2016 01:11 PM | Xandy1608 em Matérias

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Olá meu povo! Volto neste momento com algumas perguntas para vocês, já jogaram algum jogo de RPG Maker muito desbalanceado? Ou um jogo que parecia estar bem até aquele Boss que ficou batendo por 2 horas mas não derrotou? Ou talvez o primeiro inimigo que te humilhou no inicio do jogo? Se você não viu nada disso até agora, agradeça, e torça para não ver futuramente.



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